segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A comunicabilidade online amparada pelo Feedback



A comunicabilidade do processo educacional a distância é fator preponderante no trabalho do professor/tutor, uma vez que os feedbacks sejam eles em tarefas, fóruns ou questionários é uma das maneiras com que o professor/tutor exprime a seus alunos os direcionamentos dos conteúdos estudados e os resultados dos trabalhos apresentados, bem como estabelece uma relação de proximidade e diálogo com os alunos.
Segundo Tancredi, et.al, (2008) resultados apresentados por 

Palloff e Prat (apud Soares, 2003) sobre o “coeficiente de comunicação” presente em processos de ensinar e aprender a distancia indicaram que muitas vezes estar/sentir-se conectado e mais importante para os alunos do que os conteúdos dos cursos. Além disso, em alguns casos a comunicação via computador é mais eficaz do que a presencial, pois os diálogos ocorrem sem a pressão dos preconceitos (de cor, etnia, sexo, situação econômica etc.) podendo tornar-se mais intensos, pois não estão presentes as inibições criadas pela presença face a face. Finalmente, esses autores acreditam que e o fator comunicação, mais do que o conteúdo, que gera o conhecimento.

O fator da comunicação em salas de aula online incide sobre vários aspectos do processo educacional, bem como: aprendizagem, diálogo, construção coletiva, fatores emocionais, resultados, feedbacks, entre outros fatores.
Nesta postagem estamos analisando a importância dos “feedbacks no processo de aprendizagem online”.

Portanto, como desenvolver feedbacks que expressem toda a complexidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos?

A começar pense que as atividades online devem ser desenvolvidas a partir de objetivos e metodologia claras, com linguagem apropriada e de fácil entendimento. Para conferir feedbacks embasados e humanos, seguem algumas dicas:
  •  Inicie refletindo sobre o objetivo da tarefa;
  •  Conceda um elogio ao aluno, e justifique com base na atividade proposta;
  •  Exponha as dificuldades e os pontos que podem ser melhorados, com base em aspectos teóricos e metodológicos;
  •  Finalize com uma observação sobre refazer a atividade, se for o caso, ou uma observação positiva, a depender da situação.
A partir dessas dicas, podemos dizer que o feedback se torna parte do processo constritivo do conhecimento, uma vez que parte do pressuposto de um processo, em que reflete o objetivo proposto, analisa o desenvolvimento da atividade, propõe melhoras e garante uma observação final.
Essa é apenas uma forma de garantir que o feedback faça parte do processo de aprendizagem de forma colaborativa, com certeza, existem várias outras formas e sei que vocês podem colaborar, o que acham?

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