Na era
informacional em que rompemos com a dimensão espaço-tempo, e que estão a nossa
disposição inúmeras ferramentas tecnológicas que nos permitem inovar e “virtualizar”
em nossas aulas, precisamos compreender o uso pedagógico dessas ferramentas para
nossas ações, uma vez que tecnologia por tecnologia não irá fazer com que os
alunos aprendam, mas tecnologia utilizada em prol da aprendizagem, poderá transformar
aulas comuns em verdadeiros eventos.
O processo de ensino-aprendizagem em EAD
contempla vários elementos que lhe são inerentes, especialmente no que se
refere aos componentes necessários a organização de sistemas de ensino nessa
modalidade educativa. E para tanto, é necessário entender que tipo de educação
estamos dispostos a oferecer, qual o cidadão que pretendemos formar? Esse
questionamento é básico para que se possa partir em busca de respostas à ação
educativa. Também pode ser observada a evolução teórico metodológica, ou seja,
as mudanças ocorridas na teoria e nos métodos de aplicação, que favorecem
desconstrução de paradigmas pré-estabelecidos consoantes a aprendizagem
mecânica em EAD. Para então validar, na prática, o processo de
ensino-aprendizagem numa perspectiva colaborativa, evidenciando a construção
coletiva do conhecimento, a interação e interatividade, bem como a autonomia do aluno neste processo.
Para
profissionais que desenvolvem todo seu trabalho online, como é o caso de
tutores de cursos a distâncias, as ferramentas tecnológicas são suportes indispensáveis
a sua atuação, nesse post., iremos falar um pouco sobre a utilização do Skype
como ferramenta pedagógica, visando possibilitar a interatividade e interação
do tutor com seus alunos.
Vamos
lá, o Skype, é um software que permite a realização da comunicação por meio da
internet através de conexões de voz que ocorrem por meio do IP do usuário.
Sendo o Skype uma ferramenta síncrona, que permite a interação com o usuário em
tempo real, podemos pensá-la como uma ferramenta de apoio em cursos totalmente
a distância ou semi-presenciais.
O
Skype pode ser utilizado para reuniões entre tutores e alunos, para construção
de trabalhos em grupo, para discussões utilizando a opção chamadas múltiplas,
entre outras atividades. É importante sempre manter um roteiro para que se possa
cumprir os objetivos propostos em relação a atividade planejada.
Reiterando as possibilidades da
interação e interatividade por meio desta ferramenta é muito importante que os alunos
criem vínculos na EaD e o Skype pode possibilitar essa interação. Consoante a
Kenski(2003)
“(...) há a necessidade de que os alunos se apresentem,
mostrem suas personalidades, seus interesses e possam estabelecer elos e relações
sem se conhecerem fisicamente. A criação de páginas pessoais e as descrições sobre
si mesmas são formas de incorporar informações e estabelecer relações (...). (KENSKI,
2003, p. 67).
A
interação por meio da ferramenta reforça a construção coletiva do conhecimento,
uma vez que propicia a interatividade do grupo em prol de um objetivo comum. Para
tanto, em um modelo educativo que busca a aprendizagem significativa e
colaborativa, propiciando a interação e interatividade entre os educandos, o
professor/tutor tem papel importante, afinal atua como “mediador da aprendizagem, aquele que instiga, provoca e lança
desafios” (KENSKI, 2009, p.224).
Sendo assim a formação desse profissional deve lhe preparar para
trabalhar com o novo, lidar com as diferenças, e com a imprevisibilidade de um
ambiente em que os alunos trazem novos assuntos e novas propostas de discussão
a todo instante.
KENSKI, V. Tecnologias
e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
KENSKI,
Vani Moreira; GOZZI, Marcelo. et.al. Ensinar e aprender em ambientes virtuais.
In: Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.2, p.223-249,
jun. 2009 – ISSN: 1676-2592. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1956.
Acesso em 15/10/2010.
CAPELARI;
Rosemary de Oliveira - In-Revista SER: Saber, Educação e Reflexão, Agudos/SP-
ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário